slide
 Backup e 
 Compartilhamento 
 de Arquivos 
 em Nuvem 
 para Empresas 
 Seguro 
 Simples 
 fácil 
 

[eBook] Solução de Backup ou de Sincronismo?

Existem diversos serviços de nuvem, alguns com foco no usuário e outros com foco em empresas. Além disso, cada um possui as suas característcias, funcionalidades e benefícios e são destinados para necessidades distintas.

 

1. Introdução

Existem diversos serviços de nuvem, alguns com foco no usuário e outros com foco em empresas. Além disso, cada um possui as suas característcias, funcionalidades e benefícios e são destinados para nessecidades distintas.
 
Há soluções de sincronização e compartilhamento de arquivos em nuvem, que neste eBook vamos chamar de soluções drive e que são as mais conhecidas do grande público e existem soluções de backup em nuvem, algumas destas também permitem o compartilhamento dos arquivos e outras não.
 
O objetivo deste material é justamente ajudar você a entender as principais diferenças entre estes dois tipos diferentes de serviços.

 


 

2. Como funcionam as soluções de sincronismo e compartilhamento na nuvem?

Você provavelmente está familiarizado com as soluções drive, que são muito conhecidas pelo grande público. Esses serviços fornecem uma pasta especial (drive), e qualquer coisa que você colocar nessa pasta é sincronizada com seu armazenamento on-line, bem como entre outros dispositivos que você configurou. Seus arquivos também ficam disponíveis nos navegadores da web.
Esses serviços sincronizam pastas em seu computador ou dispositivo móvel para pastas em outras máquinas ou na nuvem, permitindo com que os usuários possam trabalhar em uma pasta ou diretório em vários dispositivos. Se houver perda de dados, às vezes, esses serviços ainda terão um recurso de histórico de versão com limitação de tempo. Naturalmente, somente os arquivos que estão nas pastas sincronizadas estarão disponíveis para serem recuperados, não sendo possível recuperar arquivos que nunca foram sincronizados.
Estas soluções são muito úteis, mas não são exatamente como um serviço de backup e muito menos corporativo. Usá-los é melhor do que não criar backups, é claro. Se você perder seu laptop ou seu computador falhar, você ainda poderá acessar seus arquivos em outro dispositivo. Porém, se utilizado como única forma de backup, o risco é muito alto. 

 


 

3. Quais os riscos ao utilizar soluções de sincronismo como backup para sua empresa?

As ferramentas de sincronização de arquivos na nuvem não foram projetadas para realizar backups. Em primeiro lugar, estas soluções não suportam oficialmente a sincronização de pastas fora do drive. Portanto, se você tiver arquivos importantes que deseja fazer backup em outro lugar no seu PC ou notebook, isso é um problema. Em outras palavras, a proteção destas soluções é restrita, pois protege somente arquivos que estejam salvos no próprio drive. Já as soluções de backup, possuem uma ampla proteção, pois protegem arquivos de trabalho, e-mails, arquivos de programas entre outros, independentemente de onde eles estejam armazenados.  
Como esses serviços são projetados para sincronização, se você excluir ou alterar um arquivo em outro dispositivo, essa alteração será sincronizada e o arquivo será excluído ou alterado em todos os seus computadores. A maioria dos serviços fornece maneiras de restaurar versões antigas de arquivos atavés da lixeira, mas você não pode simplesmente restaurar todos os seus arquivos - ou os arquivos de uma pasta - para o estado em que estavam, no momento. Alguns também oferecem o versionamento dos arquivos, porém por um tempo limitado. Este é um problema se um ransomware ou algo mais interferir em seus arquivos. As soluções drive também não são tão seguras, pois o arquivo trafega em um túnel criptografado, porém aberto e vulnerável a qualquer tipo de invasão. Já os serviços de backup em nuvem geralmente, criptogtafam o arquivo desde a origem do mesmo e assim permanece armazenado em datacenters corporativos e seguros.  

 


 

4. Como funcionam as soluções de backup na nuvem?

Esses serviços normalmente devem funcionar automaticamente em segundo plano. O usuário geralmente não precisa executar nenhuma ação como configurar e trabalhar em pastas específicas, como com serviços de sincronização. Os serviços de backup geralmente fazem backup de dados novos ou alterados que estão no seu computador ou servidor para outro local. Se houver qualquer tipo de perda de dados, todas as informações de backup estarão disponíveis para rápida restauração. Além disso, esses serviços têm histórico de versão ilimitados e recursos de reversão, caso haja perda de dados, exclusão acidental de arquivos ou mesmo sequestro por parte de algum hacker.
Estes softwares podem fazer backup de arquivos armazenados em qualquer lugar do seu computador ou do seu servidor de arquivos ou mesmo de ambos, assim você não precisa arrasatar manualmente os arquivos que deseja salvar em uma única pasta. Além disso são programadas diferentes tarefas de backup que são criadas e garantem a automatização e segurança dos processos.
Outro fator muito importante a ser observado, é a capacidade de monitorar e gerir os backups e sincronismos, nos serviços de drive, não existe ferramenta para acompanhar o status dos backups, velocidade da transferência e completude dos uploads em andamento e os executados com ou sem erros.
Para um maior controle por parte do gestor, é fundamental que a ferramenta possua uma capacidade de monitoramento e controle de Backups completa, painel de monitoramento completo para acompanhamento e gestão dos backups dos servidores e computadores da empresa e assim ter maior segurança com relação aos seus processos.

 


 

5. Conclusão

Embora as soluções drive sejam bastante populares e úteis em muitos casos, quando estamos falando da sua empresa, todo cuidado é pouco, assim entendemos que soluções exclusivamente corporativas e com reais funcionalidades de backup, seja a mais apropriadas quando estamos falando de segurança e automatização dos processos.
 
Espero termos ajudado você a entender as principais diferenças e benefícios destes dois tipos de serviços em nuvem!

 

 

 

Tecnologia do Google TradutorTradutor